Sobre o projeto

 

O projeto irá levar a exposição Carnaval de Rua para a cidade de Lisboa (Portugal), divulgando o carnaval e a cultura popular de Pernambuco. Realizada primeiramente na Arte Plural Galeria em Recife (janeiro de 2013), a exposição reúne o acervo fotográfico produzido nos últimos cinco anos pelo fotógrafo Fred Jordão junto a agremiações populares como: La Ursas, Bois, Troças, Blocos, Clubes de Frevo, Maracatus, Bonecos, Caboclinhos e Afoxés da Região Metropolitana do Recife e cidades da Mata Sul do Estado.

 

A partir do bom resultado alcançado pela exposição, surgiu o interesse por parte de galerias de Portugal em abrigar a mostra Carnaval de Rua, no primeiro semestre de 2014. Com uma visitação de mais 1500 pessoas na galeria Arte Plural, foi constatado o potencial junto ao público formado por estrangeiros e turistas em geral, sempre curiosos e encantados pelas manifestações culturais mais populares do nosso carnaval.

 

O projeto pretende aliar a mostra de fotografias, apresentadas de forma consagrada em ampliações emolduradas, a mecanismos e recursos de multimídia com projeções animadas e reprocessamento das fotos, criando um conjunto de imagens e sons que proporcione ao visitante um amplo espectro sensorial do carnaval de Pernambuco.

FF_PAN1.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0103.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0130.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0116.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0360.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0139.jpg
AP_Car_de_Rua_DSC0099.jpg

Fazer chegar a outros países o encantamento do carnaval de Pernambuco, em contrapartida a ideia de que o carnaval brasileiro se resume ao desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, sempre amplamente divulgado e que ocupa quase a totalidade da cobertura midiática em países do exterior. O carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do calendário de festas do nosso estado. A riqueza cultural e a forte tradição de participação popular, seja através de manifestações religiosas ou da criatividade espontânea da população, fazem desta festa um espetáculo original e sem similar em nosso país.

 

Divulgar este carnaval mais tradicional e popular é uma forma de valorização e dignificar a cultura popular de nosso estado, principalmente fora das fronteiras de nosso país, proporcionando o encontro destas manifestações com um público inteiramente novo e com grande potencial de gerar dividendos para o turismo cultural de Pernambuco.

Saiu na mídia
Ouça uma entrevista com o fotógrafo Fred Jordão
Matéria carnaval de rua.jpg
Matéria carnaval de rua.jpg
press to zoom
Matéria carnaval de rua1.jpg
Matéria carnaval de rua1.jpg
press to zoom
Matéria carnaval de rua2.jpg
Matéria carnaval de rua2.jpg
press to zoom
Matéria carnaval de rua 2-1.jpg
Matéria carnaval de rua 2-1.jpg
press to zoom
Janelinha isolada.jpg