Av. Rui Barbosa, 317 - Sala 1 - Graças - Recife/PE - CEP 52011-040

Fone: +55 81 32425491 | 99628.4333 | 99474.3681

© Janela Gestão de Projetos 2013

  • Facebook Classic
  • LinkedIn Classic
Sobre o projeto

 

O projeto irá levar a exposição Carnaval de Rua para a cidade de Lisboa (Portugal), divulgando o carnaval e a cultura popular de Pernambuco. Realizada primeiramente na Arte Plural Galeria em Recife (janeiro de 2013), a exposição reúne o acervo fotográfico produzido nos últimos cinco anos pelo fotógrafo Fred Jordão junto a agremiações populares como: La Ursas, Bois, Troças, Blocos, Clubes de Frevo, Maracatus, Bonecos, Caboclinhos e Afoxés da Região Metropolitana do Recife e cidades da Mata Sul do Estado.

 

A partir do bom resultado alcançado pela exposição, surgiu o interesse por parte de galerias de Portugal em abrigar a mostra Carnaval de Rua, no primeiro semestre de 2014. Com uma visitação de mais 1500 pessoas na galeria Arte Plural, foi constatado o potencial junto ao público formado por estrangeiros e turistas em geral, sempre curiosos e encantados pelas manifestações culturais mais populares do nosso carnaval.

 

O projeto pretende aliar a mostra de fotografias, apresentadas de forma consagrada em ampliações emolduradas, a mecanismos e recursos de multimídia com projeções animadas e reprocessamento das fotos, criando um conjunto de imagens e sons que proporcione ao visitante um amplo espectro sensorial do carnaval de Pernambuco.

Fazer chegar a outros países o encantamento do carnaval de Pernambuco, em contrapartida a ideia de que o carnaval brasileiro se resume ao desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, sempre amplamente divulgado e que ocupa quase a totalidade da cobertura midiática em países do exterior. O carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do calendário de festas do nosso estado. A riqueza cultural e a forte tradição de participação popular, seja através de manifestações religiosas ou da criatividade espontânea da população, fazem desta festa um espetáculo original e sem similar em nosso país.

 

Divulgar este carnaval mais tradicional e popular é uma forma de valorização e dignificar a cultura popular de nosso estado, principalmente fora das fronteiras de nosso país, proporcionando o encontro destas manifestações com um público inteiramente novo e com grande potencial de gerar dividendos para o turismo cultural de Pernambuco.

Saiu na mídia
Ouça uma entrevista com o fotógrafo Fred Jordão
Matéria carnaval de rua.jpg